No sábado, 08 outubro, os membros do Conselho Diocesano de Pastoral se reuniram na Cúria Diocesana, em Mozarlândia, para dar mais um passo rumo ao novo plano diocesano de pastoral. Coordenada por Dom Agamenilton e Pe. Edijael os conselheiros passaram a manhã analisando o resultado do questionário enviado aos diocesanos. As respostas favoreceram uma maior compreensão da situação pastoral e social da diocese. Entre os elementos identificados, citamos o desafio de fazer os pais/responsáveis se envolverem mais no processo catequético, a força do terço como expressão da piedade popular, o predomínio de uma espiritualidade comunitária, o grande reconhecimento da eucaristia como fonte de espiritualidade, vários sinais de missionariedade, o considerável uso da Bíblia para rezar em casa, a necessidade de valorizar a Celebração da Palavra, realizada em pouca escala na diocese. Os principais problemas sociais apontados foram as drogas, o desemprego e a pobreza.
Seguindo o processo de construção do plano de pastoral o próximo passo é realizar a síntese do resultado do questionário com o relatório da fase diocesana do Sínodo 2023 e assim ter o quadro da situação pastoral. Juntamente a isso se fará o DISCERNIR que é a reflexão sobre a situação apresentada em base à Palavra de Deus e ao Magistério.
A assembleia diocesana de pastoral, prevista para dezembro, aprofundará esses dois passos. Com isso se abrirá o caminho para o quarto passo, ou seja, estabelecer ações evangelizadoras diante da realidade apresentada.