Segue a construção do novo Plano Diocesano de Pastoral

No sábado, 08 outubro, os membros do Conselho Diocesano de Pastoral se reuniram na Cúria Diocesana, em Mozarlândia, para dar mais um passo rumo ao novo plano diocesano de pastoral. Coordenada por Dom Agamenilton e Pe. Edijael os conselheiros passaram a manhã analisando o resultado do questionário enviado aos diocesanos. As respostas favoreceram uma maior compreensão da situação pastoral e social da diocese. Entre os elementos identificados, citamos o desafio de fazer os pais/responsáveis se envolverem mais no processo catequético, a força do terço como expressão da piedade popular, o predomínio de uma espiritualidade comunitária, o grande reconhecimento da eucaristia como fonte de espiritualidade, vários sinais de missionariedade, o considerável uso da Bíblia para rezar em casa, a necessidade de valorizar a Celebração da Palavra, realizada em pouca escala na diocese. Os principais problemas sociais apontados foram as drogas, o desemprego e a pobreza.

Seguindo o processo de construção do plano de pastoral o próximo passo é realizar a síntese do resultado do questionário com o relatório da fase diocesana do Sínodo 2023 e assim ter o quadro da situação pastoral. Juntamente a isso se fará o DISCERNIR que é a reflexão sobre a situação apresentada em base à Palavra de Deus e ao Magistério.

A assembleia diocesana de pastoral, prevista para dezembro, aprofundará esses dois passos. Com isso se abrirá o caminho para o quarto passo, ou seja, estabelecer ações evangelizadoras diante da realidade apresentada.