Seminário Interdiocesano completa 40 anos e nós fazemos parte dessa história

No dia 23 de fevereiro de 2023 celebramos os 40 anos de fundação do Seminário Maior Interdiocesano São João Maria Vianney, em Goiânia-GO, onde são formados os futuros padres de nossa Diocese.

Início do Sonho

Há quarenta anos, na memória de São Policarpo, Bispo e mártir, teve início à realização do sonho dos bispos de reunir os seus seminaristas numa única casa de formação. Assim, foram dados os primeiros passos para a concretização desse grande projeto. O seminário teve início em uma camerata ao lado do Centro de Treinamento de Líderes (CTL) da Arquidiocese de Goiânia, e na ocasião contava com 26 seminaristas instalados e seu primeiro reitor, Pe. Joaquim José Neto (Padre Kinkas). Entre os seminaristas estavam alguns de nossa Diocese que hoje estão à serviço da Igreja: Monsenhor José Modesto, Monsenhor Vanildo e Padre Eugênio.

No dia 28 de fevereiro de 1983, veio à Goiânia V. Exa. Revma. Dom Carlo Forno, Núncio Apostólico no Brasil, para presidir a Celebração Eucarística na qual foi instalado o Seminário Regional São João Vianney, e que mais tarde se tornaria um Seminário Interdiocesano. No ano de 1987 apareceu o aceno de uma confirmação de aquisição de um terreno da Arquidiocese de Goiânia para a construção das instalações do Seminário Interdiocesano. Nesse mesmo ano, iniciou-se a construção de dependências próprias do Seminário em outro espaço dentro do mesmo terreno.

Celeiro de vocações

O Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney é composto atualmente por seis dioceses, sendo cinco delas goianas (Arquidiocese de Goiânia e as dioceses de Itumbiara; Ipameri; Jataí e Rubiataba-Mozarlândia) e uma diocese baiana (Barreiras).

O processo formativo do seminário, tem por base o eixo pedagógico chamado de SequorAutem. Toda a formação é orientada de acordo com a etapa formativa do candidato às sagradas ordens, visando uma harmoniosa gradualidade no desenvolvimento humano, espiritual, comunitário, pastoral e acadêmico, visando corresponder ao que a Igreja espera dos futuros padres. Para o acontecimento desse processo de discernimento e acompanhamento vocacional requer-se dos jovens coragem de dar sim ao chamado de Deus na realização da vocação sacerdotal, mediante uma opção livre e responsável.

Pedimos a Deus, a Virgem Maria e a São João Maria Vianney a sabedoria necessária para dar continuidade na formação dos futuros presbíteros da Igreja.

Rezemos pelas vocações sacerdotais!

Colaboração: Seminarista Alisson Moreira

Foto: Arquidiocese de Goiânia