No domingo, 5 de janeiro, Solenidade da Epifania do Senhor, o seminarista Alisson Moreira Mota, foi instituído no ministério do acolitado em celebração presidida pelo bispo diocesano de Rubiataba-Mozarlândia, Dom Agamenilton Damascena, na Catedral Nossa Senhora da Glória, em Rubiataba. Estiveram presentes os padres Renato, Rubens, Jamel, Edvaldo, Eulrieris, Diomar e José Maria, e as irmãs Neusa, Conceição e Luciane.
Em sua homilia, Dom Agamenilton deu destaque ao Jubileu afirmando que os cristãos precisam ter esperança a partir de sua confiança em Deus. A Eucaristia, destacou ele, é sinal de esperança. Com relação à solenidade da Epifania do Senhor, o bispo explicou que adorar Jesus foi o principal objetivo dos três reis magos. “Eles deram os presentes ao menino, mas a missão final deles não eram os presentes, mas sim adorar o Filho de Deus”. Dom Agamenilton disse ainda que quem adora recebe o fruto da adoração. “O fruto é a esperança da vida eterna de um dia alcançar a contemplação de Deus face a face”.
Citando o Pontifical Romano, o bispo concluiu explicando que o ministério do acolitado é confiado àqueles que desejam consagrar-se especialmente a Deus e à Igreja. O Acólito é instituído para o cuidado do serviço do altar, para ajudar o diácono e servir o sacerdote nos atos litúrgicos, sobretudo na celebração da Santa Missa. O acólito atua também como ministro extraordinário da sagrada comunhão, além de ser um zelador primaz do culto divino e do templo sagrado.
Com o ministério do acolitado, o seminarista Alisson Moreira Mota dá mais um passo rumo ao ministério presbiteral. Ele está atualmente estudando o quarto e último ano de Teologia. O próximo passo é o ministério diaconal. Rezemos pela sua vocação e perseverança.