Seminaristas promovem mês vocacional nas redes sociais

O mês de agosto é dedicado a reflexão sobre as vocações. Nesse sentido, a Igreja convida a um aprofundamento maior sobre o convite de Jesus “pedi ao Senhor da messe que envie operários para sua messe” (Mt 9,38).

Vocação vem de chamado, ou seja, é um diálogo entre o Deus que chama e o homem que responde. Da resposta certa depende a felicidade do ser humano: vocação acertada é sinal de vida feliz. Cada um recebe um chamado e, desse modo, precisa responder também de forma pessoal a Deus. A resposta humana pode ser através da vida matrimonial, sacerdotal, religiosa ou pela consagração laica. O importante é que a resposta seja firme e generosa.

Ao longo do mês de agosto, os seminaristas de nossa diocese promoveram um trabalho de partilha vocacional através de uma série de vídeos de testemunhos vocacionais de seminaristas, religiosas e padres que atuam no território diocesano.

A idéia foi promover as vocações diversas (sacerdotal, religiosa, missionária, matrimonial e laical) na diocese, mas focando mais na vocação sacerdotal. O projeto montado pelos seminaristas teve como objetivo promover as vocações nas diversas dimensões da Igreja e incentivar os jovens a responder ao chamando que Deus faz a cada um deles de maneira particular e sincera, pois a vocação não é só chamado, mas também é reposta. Por isso o tema do mês Vocacional deste ano foi: amados e chamados por Deus.

O seminarista Alisson que ajudou a organizar o projeto explica como foi o desenvolvimento da ideia:

Organizamos para ser da seguinte maneira: nos sábados, durante o mês, realizamos lives vocacionais com o tema de cada vocação correspondente a semana que se findava e também com a gravação de vídeos vocacionais, de forma que cada seminarista da Diocese e alguns padres, irmãs e consagradas dessem seu testemunho, falando de como foi o seu chamado ao sacerdócio, a vida consagrada e religiosa e a matrimonial. Além das lives e vídeos, no dia da padroeira da Diocese, Nossa Senhora da Glória, foi realizado Terço pelas vocações da diocese.

A lista de todos que se envolveram no projeto é grande: Pe. Lindemberg, os seminarista do propedêutico, filosofia e da teologia, Mons. José Modesto, Mons. Vanildo Fernandes, Pe. Bruno Miguel, Pe. Renato Oliveira, Pe. Ítalo Breno, Pe. Kinkas, Ir. Edeltrudes, Ir. Marcela, Ir. Micaely, Larissa Meireles. A participação especial ficou por conta de Dom Adair José Guimarães, com o vídeo de abertura do mês vocacional.