#Destaque #Notícias

Última reunião com atuais membros do Conselho Diocesano de Pastoral teve reflexões sobre diversos assuntos pertinentes à evangelização

No último dia 18 de maio, aconteceu na Cúria, em Mozarlândia, a Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) que é formado por padres, religiosa e cristãos leigos. Essa foi a última reunião com os atuais membros do Conselho, já que em julho serão eleitos novos membros. Pe. Ítalo Breno assumirá a coordenação diocesana.

O contexto da reunião realizada naquele dia foi a Festa de Pentecostes e, após momento de oração, foi verificado entre os conselheiros em que medida o Plano Diocesano de Pastoral (PDP) está sendo divulgado e implementado. O grupo verificou que está acontecendo por meio da internet, reuniões paroquiais e indicação da relação entre a atividade paroquial e o PDP.

Outro ponto avaliado durante a reunião foi o projeto Escola de Oração, que recebeu sugestão e será feito por Pe. Joaquim Neto. Ele levará adiante a iniciativa em âmbito diocesano. Em breve iremos trazer mais notícias sobre o projeto em nossos meios de comunicação. É também uma prioridade a situação da evangelização da juventude. Na reunião, o bispo diocesano Dom Francisco Agamenilton expôs o tema com o objetivo de sensibilizar os participantes sobre a necessidade de investir tempo, energias e recursos para a situação. O assessor eclesiástico para a juventude, Pe. Bruno Miguel, deu detalhes da Assembleia da Juventude que será realizada no dia 22 de junho, em Mozarlândia.

Jubileu 2025

No mês de agosto, conforme o bispo, o Conselho Diocesano de Pastoral irá dar os encaminhamentos de como a diocese vivenciará o Ano Santo 2025. Dom Agamenilton aproveitou a ocasião da última reunião com os atuais membros do CDP para agradecer o até então coordenador diocesano de pastoral, Pe. Edijael, e demais membros pela dedicação em prol da evangelização diocesana. “O trabalho foi feito com espírito eclesial, comunhão e amor. Um destaque dessa equipe foi a condução do processo que resultou na publicação do Plano Diocesano de Pastoral”, comentou o bispo em entrevista.

Entenda: Reunião regular e sistemática do CDP

A reunião regular e sistemática do CDP é muito importante para a caminhada pastoral da diocese. É nas reuniões também que o conselho reflete sobre os desafios que surgem na caminhada pastoral da diocese e propõe, à luz do Evangelho e do Magistério, novos meios que possam solucionar os problemas; acompanhar e avaliar periodicamente a caminhada pastoral diocesana de forma que a diocese possa realizar, sempre com renovado ardor missionário, as propostas do Plano Diocesano de Pastoral.