Uma história do Amor de Deus por nós: Diocese celebra 43 anos

A Igreja particular de Rubiataba-Mozarlândia completa neste domingo, dia 16 de outubro, 43 anos de sua elevação a Diocese. Na verdade, essa história começou bem antes, em 1966, quando o Papa São Paulo VI criou a Prelazia de Rubiataba, a partir do desmembramento de partes do território das dioceses de Goiás e Uruaçu. Para dar início a essa história foi nomeando Dom Juvenal Roriz como primeiro bispo.

No ano de 1979, dois momentos históricos e especiais: Dom José Carlos de Oliveira assumia o governo pastoral e o Papa São João Paulo II elevou a prelazia à categoria de Diocese passando a ser chamada de Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, ano em que foi constituída a segunda sede diocesana, na Cidade de Mozarlândia.

Ao longo desses anos foram muitos os missionários e missionárias, homens e mulheres que entregaram suas vidas na construção do Reino de Deus nestas terras. Muitas congregações religiosas, de diversos lugares e carismas, passaram por esse chão lançando a semente da Palavra de Deus. Dentre tantos, merece destaque especial os Missionários Redentorista que evangelizaram boa parte do território diocesano, sobretudo nos primórdios do pastoreio. As Irmãs da Fraternidade Mãe de Deus, juntamente com muitas outras congregações e institutos de vida religiosa colaboraram para o crescimento da fé do povo. Dom Adair José Guimarães, hoje bispo de Formosa, que assumiu o pastoreio da Diocese entre os anos de 2008 e 2019.

Essa história do amor de Deus por nós continua hoje por meio de Dom Francisco Agamenilton, 4º bispo diocesano que recebeu de Deus a missão de pastorear essa Igreja Particular, por meio dos sacerdotes, das comunidades de vida espalhadas nas diversas paróquia e, sobretudo, por meio de tantos homens e mulheres de fé que pelo amor e fidelidade constroem essa história nos dias de hoje. Por tudo isso, louvemos ao Senhor!