Unidade e fé: Orientações para a vivência da Semana Santa

“…se o meu povo, sobre quem foi invocado o meu Nome, se humilhar, orar, buscar a minha presença e se arrepender de sua má conduta, eu, do céu, escutarei, perdoarei seus pecados e restaurarei seu país”. 2Cr 7,14

Estamos completando nossa caminhada quaresmal e a Igreja se aproxima da Semana Santa, momento especial e central da vivência da fé cristã que celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Campanha da Fraternidade deste ano, de modo muito providencial e profético, nos chama a refletir sobre a vida como dom e compromisso a partir do Evangelho do Samaritano: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). A Igreja, nestes momentos de sombras e esperança, faz eco às palavras do Salvador: “Eu vim para que todos tenham vida, e tenham vida em abundância” (Jo 10,8).

Em meio a nova realidade gerada pelo crescente surto da Covid-19, mais do que nunca a Igreja de Cristo está unida a todas as pessoas que sofrem, sobretudo os enfermos, profissionais ligados a todas as áreas de saúde, comerciantes e trabalhadores que não podem parar, mas que, com seu trabalho, estão à serviço dos irmãos.

Neste sentido, ouvindo as autoridades civis e sanitárias, em comunhão com os bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB, e seguindo as orientações da Sagrada Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, em comunicado aos sacerdotes neste dia 30 de março, Monsenhor Vanildo Fernandes da Mota, Administrador Diocesano fez as seguintes orientações:

Missa do Crisma: A Celebração na qual os sacerdotes renovam seus compromissos sacerdotais e o bispo abençoa os óleos para o Batismo e Unção dos enfermos e consagra o Óleo do Crisma foi adiada para uma data a ser definida posteriormente.

Semana Santa: Neste ano, de modo excepcional, a Semana Santa será celebrada dentro das Igrejas, sem a participação física dos fiéis – mas transmitidos pelas redes sociais – e sem os atos de piedade popular como procissões e encenações.

Domingo de Ramos: Como sugestão de espiritualidade familiar, o Administrador Diocesano sugeriu que os sacerdotes estimulem as famílias a enfeitar a própria casa com ramos testemunhando a fé e unidade com a Igreja.

Coleta da CF e Terra Santa: As coletas da Campanha da Fraternidade que acontece no Domingo de Ramos e a Coleta da Terra Santa que tem lugar na Sexta-feira Santa serão realizadas posteriormente, conforme orientação da CNBB.

Por fim, Monsenhor Vanildo pediu que seja este um momento de fé e unidade: “vamos viver com intensidade esta semana que se inicia, que é a Semana das Dores e de modo especial a Semana Santa e que Deus abençoe todos nós”.

As Paróquia e os agentes de Pastoral de Comunicação têm se empenhado para nestes momentos as celebrações cheguem a todas as famílias através dos meios de comunicação. Fique atento a programação de sua comunidade e procure acompanhar pelas redes sociais.