No dia 22 de dezembro, Dom Agamenilton Damascena, nosso bispo diocesano, presidiu Santa Missa de Natal com os venezuelanos pelo segundo ano consecutivo. A celebração aconteceu na Concatedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Mozarlândia. Em sua homilia, ele saudou os presentes: “queridos venezuelanos, eu vos anuncio: Deus vos ama, Ele está contigo, Ele conduz nossas alegrias e esperanças e sabe o que significa estar em terras estrangeiras; imagino que nestas festas de fim de ano, no coração de um venezuelano há muita saudade pelos familiares e amigos que ficaram em sua amada terra”. Dom Agamenilton dirigiu palavras de motivação e ânimo aos venezuelanos, já que nem sempre a vida nos proporciona os caminhos que gostaríamos e, devido às circunstâncias, acabamos sendo conduzidos por estradas que são necessárias serem percorridas. “Para quem tem fé em Deus e sabe que a última palavra da história pertence a Ele: paz, alegria e vida em abundância, até que chegue este dia, caminhemos com esperança com Deus que não nos abandona”, disse.
Referindo-se às leituras, o bispo destacou que Deus nos ensina coisas importantes para as nossas vidas, sobretudo por meio do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo com sua simplicidade e humildade, na pequena cidade de Belém. “Na Festa do nascimento de Jesus que celebramos, Deus se manifesta nas pequenas coisas: numa mão estendida, em um copo de água, em um prato de comida, em um sorriso”. Na segunda leitura (Hb 10,5-10), continuou Dom Agamenilton, Jesus foi enviado por Deus com uma missão: destruir a morte, ressuscitar e nos dar a vida eterna, tudo isso por amor a cada um de nós. E o Evangelho que narra o encontro de Maria com sua prima Isabel (Lc 1,39-45). “O que nos ensina a Senhora de Coromoto?”, perguntou o bispo referindo-se à Padroeira da Venezuela. “Ela nos ensina a servir aos demais com disposição e amor e a compartilhar a alegria com todos, Maria nos mostra que onde está Jesus também está a alegria, abramos nossos corações ao Menino Jesus, nossa alegria e esperança, é ele que enxuga nossas lágrimas e com o seu sorriso enche nossos corações de paz e alegria”. Dom Agamenilton pediu aos venezuelanos que partilhem essa alegria com outras pessoas através do carinho, da ternura, da amizade e do perdão”.
Ao fim da missa, o bispo convidou a todos, inclusive os venezuelanos a participarem no domingo próximo, dia 29 de dezembro, da abertura do Ano Santo Jubilar 2025, na Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, em dois momentos simultaneamente: na Catedral com Santa Missa a ser presidida pelo bispo, em Rubiataba e na Concatedral em Mozarlândia, com celebração a ser presidida pelo vigário geral, Pe. Joaquim. Três videomensagens foram veiculadas aos presentes, a primeira foi do arcebispo de Coro, Venezuela, Mons. Victor Hugo Basabe, que agradeceu a Dom Agamenilton pelo acompanhamento pastoral aos venezuelanos que habitam no território da diocese, ele desejou a todos um Santo Natal e um Ano Novo próspero àqueles que tiveram que deixar o seu país em busca de vida melhor e desejou que um dia Deus conceda a graça para que eles possam regressar ao seu país e, juntos, trabalharem pela reconstrução da Venezuela e pelo seu caminho de liberdade. O segundo vídeo foi feito por um grupo de venezuelanos de Cumaná, que saudaram a todos os venezuelanos que se encontram no Brasil e no mundo inteiro, o grupo cantou e tocou instrumentos emocionando os seus irmãos presentes na Diocese de Rubiataba-Mozarlândia. Por fim, o último vídeo foi feito por venezuelanos de Cumaná junto com o pároco da Catedral, padre Molina. Ele estudou junto com Dom Agamenilton na Itália por cinco anos. O grupo desejou boas festas aos venezuelanos no Brasil, cantou e tocou também aos seus irmãos que aqui estão. Em agradecimento, o grupo também fez um vídeo direto da Concatedral de Mozarlândia para todos os irmãos da Venezuela.
Após a celebração, os participantes da Missa se dirigiram à praça da Concatedral onde houve apresentações culturais, cantos, danças, teatro e a confraternização final com a partilha da hallaca e do pán de jamón, típicas comidas natalinas da Venezuela.