#Destaque #Notícias

Vicentinos se reúnem com o bispo, apresentam projetos realizados e planejam 3º Encontro de Integração e Partilha

Membros da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, se reuniram no último dia 17 de maio, com Dom Francisco Agamenilton, nosso bispo diocesano, em Mozarlândia. Em pauta, a apresentação dos projetos da SSVP: 13 casas, Projetos Sociais, Investindo na Vida, Banho Solidário. Na ocasião, eles planejaram também com o bispo do 3º Encontro de Integração e partilha da Sociedade São Vicente de Paulo, que acontecerá em Mozarlândia. Neste ano será a terceira vez que Dom Agamenilton se reunirá em encontro com os vicentinos. E, pela primeira vez na diocese, o presidente nacional dos Vicentinos estará presente.

Participaram da reunião com o bispo, o Confrade Leonardo (Presidente do Conselho Central São Joaquim); Consocia Lucemi (Coordenadora do Departamento Missionário do Conselho Metropolitano de Goiânia e também Coordenadora Diocesana para SSVP); Consocia Rita (Presidente do Conselho Particular Sagrado Coração de Jesus) e a Consocia Marli (Presidente da Conferência Nossa Perpétuo Socorro/ Mozarlândia).

Em tempo

Nos dias 14 a 16 de maio, aconteceu na Cidade da Comunhão, em Goiânia, o Encontro dos Assessores Espirituais, organizado pelo Conselho Metropolitano de Goiânia da Sociedade de São Vicente de Paulo.
Padre José Gilmar destacou a importância da espiritualidade vicentina e, consequentemente, dos assessores espirituais para o entusiasmo na SSVP, além de compartilhar os elementos e virtudes vicentinas e teologais no chamado de servir aos pobres.

A espiritualidade vicentina se fundamenta em três princípios fundamentais: o encontro com Cristo sofredor na pessoa do pobre; o testemunho de Cristo e da Igreja por meio do trabalho concreto pelo bem da humanidade; e a busca pela santidade no cotidiano, pois todos nós somos chamados a santidade.

“Nosso compromisso com o amor a Deus e com os pobres nos une em uma jornada de fé e solidariedade. As visitas aos pobres são a essência da SSVP e a base da nossa vocação vicentina. Somos a Igreja dos pobres e o nosso fundamento está na submissão à vontade de Deus e na confiança na Sua providência divina”, destacou o padre. Ele lembrou que a missão dos leigos e dos sacerdotes, é unir-se a Cristo e Sua Igreja, vivendo as virtudes teologais: fé, esperança e caridade. “Devemos ser desapegados dos bens materiais, praticar a caridade e lutar pela justiça”.

A irmã Maria Lúcia, assessora espiritual, falou da sua trajetória e da importância de se fazer um projeto para as pastas. Foram rezadas as Laudes com a irmã Railda e a irmã Emília falou do tema central: “Mestres e Discípulos: uma relação sinodal, na perspectiva do Carisma Vicentino”. Além disso, a irmã Emília compartilhou a Palavra sobre o significado do azeite. E em São Mateus ela refletiu que o vicentino é o exemplo do Samaritano que cuida das feridas do próximo e trabalha não apenas pela caridade, mas também pela justiça e pela dignidade da pessoa humana. Essa é a missão vicentina.

Teve ainda reflexões sobre os assessores espirituais: eles não estão na SSVP apenas para leituras espirituais, mas para caminhar lado a lado, direcionando todos a Cristo, conforme o exemplo de São Vicente de Paulo. Por fim, teve a apresentação do Balé da ONG de mãos dadas pela vida.