Vós sois templos de Deus – Dom Agamenilton preside o aniversário de dedicação da Catedral

A Igreja Paroquial de Rubiataba, colocada sob a proteção de Nossa Senhora da Glória, foi criada no ano de 1961 e instalada canonicamente no dia 01 de janeiro de 1962 por Dom Abel Ribeiro Camelo, Bispo de Goiás, tendo sido desmembrada da Paróquia Nossa Senhora do Pilar de Ouro Fino.

Foi em 1966, com a criação da Prelazia de Rubiataba que a Igreja Matriz tornou-se Catedral e desde então testemunhou a acolhida de Dom Juvenal Roriz, Dom José Carlos, Dom Adair e Dom Agamenilton como bispos diocesanos.

Na Sagrada Escritura, o segundo livro de Crônicas, no capítulo 7, testemunha o momento solene em que Salomão, filho de Davi, após construir o Templo em Jerusalém, juntamente com os Sacerdotes e o povo reunido, entroniza no Santo dos Santos a Arca da Aliança, tornando aquele espaço construído por mãos humanas um lugar sagrado.

Desse modo, a Igreja também orienta que as Igrejas, sobretudo as Catedrais e Igrejas paroquiais sejam solenemente dedicadas.

No dia 12 de maio de 2019, durante a celebração Eucarística, seguindo o rito da Igreja, Dom Adair José Guimarães presidiu a Dedicação da Igreja Nossa Senhora da Glória. Desse dia em diante, a cada ano, se celebra o aniversário da dedicação.

Na noite desta quinta-feira (12 de maio), Dom Francisco Agamenilton presidiu a Santa Missa recordando o terceiro aniversário da dedicação da Igreja. Em sua reflexão o Bispo Diocesano lembrou que cada fiel é também templo do Espírito Santo e cada família, cada casa também precisa ser uma Igreja Doméstica.